quarta-feira, 18 de março de 2009

"CARNAVAL: O CÉU E O INFERNO TE DISPUTAM"


O céu e os infernos te disputam neste tempo de carnaval. A verdade é exatamente essa, não só no tempo de carnaval, mas em todos os tempos. Onde a arte se confunde com o pecado e o pecado se confunde com a arte.
O diabo é um viciado em querer imitar o que Deus faz. Deus faz algo muito bonito e ele quer fazer caricatura daquilo, e faz tão bem parecido que muitas vezes nos engana. Como por exemplo: Eu não posso negar que a beleza plástica do carnaval brasileiro é muito bonita, o desfile de escola de samba, as fantasias, aquela batucada com aqueles instrumentos é muito bonito. Tecnicamente falando, é maravilhoso de se ver.
.
Isso é um texto e todo texto está dentro de um contexto. Você também é lindo e maravilhoso e nós estamos dentro de um contexto. Vou explicar como isso funciona. Você já tentou ler um texto sem pontuação, sem acentuação, sem vírgula, sem acento circunflexo, sem dois pontos, sem exclamação, sem ponto final? Fica meio sem sentido, começa a ler e não sabe para onde o escritor foi, se ele está afirmando, exclamando, interrogando. Mas quando colocamos as vírgulas, os pontos, enfim a acentuação, naquelas palavras e naquelas frases, pronto! Aquele texto começou a ter sentido. E assim é conosco, nossa vida começa a ter sentido. Já até cantamos: ‘Minha vida tem sentido, cada vez que eu venho aqui’.
.
O texto de nossa vida passou a ter um sentido. Ótimo. Porém, esse texto que é a nossa vida também tem um contexto familiar, profissional e sentimental. E nestes dias de carnaval se corre um grande perigo de perder de novo o sentido da vida, porque nós nos encontramos em um outro contexto, onde o inferno vai querer te penetrar misturando com a beleza plástica do carnaval, com situações concretas de pecado - pecado que nos leva à prostituição, à violência, à violência no trânsito, violência das facas e das balas, ao homossexualismo e à drogadição. São os contextos ou o contexto onde nossa vida passa a ser inserida por uns quatro ou cinco dias de carnaval.
.
Quem está em Deus só ganha. Ganha graça sobre graça, apesar de todas as tribulações, agitações, as doenças, os desempregos, as dificuldades. Quem está em Deus só vai somando graças, somando experiências, realizações, pessoas, amizades, e vai somando gratidão, realizações comunitárias, e vamos somando e somando durante o ano. E quando chegamos neste período, corremos o grave risco de perder tudo o que juntamos e recebemos de Deus.
A Palavra de Deus nos traz um versículo muito importante: Romanos 8,8 muito conhecido entre nós: ‘Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus’. E o que nós vemos no carnaval são pessoas que estão vivendo dias de carne. Você sabia que o carnaval era uma festa cristã? Onde ‘carnevale’ quer dizer ‘vale comer carne’

Os primeiros cristãos que iriam adentrar o período de 40 dias sem comer carne, relembrando os 40 anos no deserto, faziam uma festa, onde valia à pena porque ficariam 40 dias seguintes sem comer carne. Uma festa antiguíssima. Os não cristãos, invejosos, começaram a criar uma nova festa. Não uma festa que precedia um período de penitência e sim uma festa qualquer onde o ‘carnavale’ começou a ser secularizada.

Aqui na Canção Nova nós temos o nosso carnaval, onde estamos em um grande encontro maravilhoso, com pregadores, shows, bandas, onde vale comer carne. Divertimos-nos muito para que depois possamos parar e fazer nosso período de penitência, de Quaresma, onde iremos fazer nosso jejum. Estamos fazendo nossa verdadeira festa do ‘carnavale’, e o mundo não está se preparando para viver um momento rico da Igreja, como nós estamos vivendo.
.
Dunga (Com. Canção Nova)

Nenhum comentário: