sábado, 15 de agosto de 2009

Internet totalmente grátis


Vágner Arújo

A internet será acessada gratuitamente pela população em regiões de quatro cidades do Rio Grande do Norte, a partir desta sexta-feira (14). O programa de inclusão digital para as cidades do Rio Grande do Norte será lançado na tarde de hoje, no bairro do Tirol.

A notícia foi detalhada pelo secretário do Gabinete Civil, Vágner Araújo, em entrevista ao Jornal 96, da 96FM.

“O programa é um marco histórico porque vai levar a internet livre para as cidades de Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros, com perspectivas de ampliação futuramente”, destaca Araújo.

O programa estava sendo elaborado há um tempo pela equipe do governo em atendimento a um pedido da governadora Wilma, nos mesmos moldes dos existentes em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e em cidades da Amazônia. “A internet sem fio, banda larga, tem alta velocidade e pode ser acessada pelo celular ou lap top”, conta.

O secretário comentou ainda a importância da internet. “Hoje em dia a internet é uma realidade. Através dela, a população pode fazer movimentações bancárias, acessar notícias, serviços de educação e até facilitar a preparação das vagas de empregos”, contextualiza.

O projeto está sendo implantado inicialmente em quatro cidades e faz parte da política do Governo do Estado que prevê uma série de medidas de inclusão de novas tecnologias. “Hoje está sendo lançado em Natal com três torres, no prédio da Secretaria de Saúde, na Cidade Alta; na Maternidade Leide Morais, na zona Norte e na Escola Walfredo Gurgel, em Candelária”, diz.

Nas outras cidades, as torres foram implantadas nos centros das cidades. Em Pau dos Ferros, no conjunto Princesinha do Oeste, em Caicó, na coronel Martiniano (próximo a prefeitura) e em Mossoró, na sede da Unidade Regional de Saúde (Ursap).



A velocidade de conexão é de 5,4 giga hertz e as torres têm 24 metros. “Essas são as torres-mães, que serão captadas pelos computadores menores”, comenta Vagner.

A internet livre pode ser acessada quando o computador ou celular for ligado. “No primeiro acesso, o usuário já está conectado. Vamos pedir somente que o usuário preencha um cadastro com nome, endereço, emails para termos o controle de quantas pessoas estão acessando”, afirma.

Vagner também apontou a importância para o turismo. “A internet nas ruas será um marco para as pessoas que não podem pagar ou para os usuários eventuais. Natal será melhor avaliada como destino turístico melhor qualificado, com internet livre no corredor turístico de Ponta Negra”, frisa.

O investimento na primeira fase será de R$ 1,4 milhão.
Fonte: nominuto.com

Nenhum comentário: