sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Secretaria Municipal de Saúde esclarece a população sobre a Gripe Suína

Secretario de Municipal Saúde Dr. Cláudio Pinheiro


A Secretaria Municipal de Saúde de Florânia realizou reunião na noite desta quarta-feira (5) para traçar estratégias de prevenção e esclarecimentos à população sobre a epidemia da Gripe Suína, denominada pela Organização Mundial de Saúde como Influenza H1N1, que vem se alastrando pelo Brasil e pode chegar ao nosso município.

Doutor Cláudio Pinheiro, secretário municipal de saúde, coordenou a reunião que contou com a presença de coordenadores de sua pasta, diretores das unidades de saúde e enfermeiros que trabalham no município.

Segundo o secretário, serão realizadas palestras nas unidades de saúde do município e, diariamente, haverá um profissional orientando e tirando dúvidas das pessoas que lá freqüentarem.

Na manhã desta sexta-feira (7), a partir das 11h, Doutor Cláudio e o enfermeiro Magno Lopes estarão ao vivo na Rádio FM Ibiapina, dando explicações sobre a doença. “É importante que a população do nosso município conheça os sintomas da nova gripe e esteja preparada, na hipótese de surgirem casos aqui em Florânia”, comentou o secretário.

Saiba mais sobre a Gripe Suína

A Gripe Suína é uma doença que tem como conseqüência uma variante do vírus H1N1, a transmissão e a apresentação dos sintomas da gripe suína pode ocorrer através do contato com o animal e objetos contaminados

Contágio – A gripe suína tem seu contágio através das vias aéreas, como a gripe comum, com contato diretamente ou indiretamente, por meio das mãos com objetos contaminados, o vírus também se espalha, inclusive pelo próprio ar ambiente. A contaminação pela carne suína, esta descartada, desde que se cozinha a mesma à 71 graus Celsius, eles afirmam que o vírus não sobrevive.

Sintomas – Os sintomas são muito parecidos com a gripe comum, estão incluídos: febre alta, cansaço, dores musculares, tosse, fadiga, surgiram pessoas com vômitos e diarréias. Para os porcos já existem vacinas, mas para os seres humanos ainda não temos nada, e pode levar uns 6 meses para que isso ocorra.

Nenhum comentário: