terça-feira, 25 de agosto de 2009

Seu Antônio da pousada.

Fique hospedado na Pousada Casa Deus
As equipes do Revelando os Brasis são sempre surpreendidas com histórias e personagens dignos de um bom roteiro de cinema. Em Florânia (RN), a equipe da Rota 1 conheceu um desses enredos da vida real que mais parecem ficção. Quem vai à Florânia e procura um lugar para ficar hospedado, certamente conhecerá a história. É que estamos falando do Seu Calixto, o dono da única pousada e motel da cidade: a Pousada Casa de Deus.
Seu Calixto é um antigo garimpeiro e empreendedor do lugar. O seu estabelecimento hoteleiro é dividido em duas alas: a ala de Deus, onde funciona a pousada, e a ala de Jesus, onde funciona o motel. O lugar é todo pintado de branco com inscrições bíblicas pintadas em vermelho pelas paredes. A equipe do Revelando ficou hospedada lá e teve a oportunidade de conhecer melhor a vida desse personagem pitoresco e apaixonante.
A pousada dispõe de um quarto exclusivo para receber cães – na opinião da nossa equipe, esse é melhor quarto da pousada – e um quarto que dispõe de berço e roupas limpas para receber hospedes recém-nascidos.
Apesar do extremo bom humor, Seu Calixto tem uma história de vida marcada pela superação. A mãe de Calixto morreu por falta de comida quando ele ainda tinha seis meses de nascido. Depois disso, quem o criou foram as suas tias que vieram a falecer algum tempo depois também devido à fome. Aos nove anos de idade, ele já havia saído de casa em busca de trabalho.
Foi no garimpo que Calixto começou a fazer o seu pé-de-meia. E os negócios deram certo. Com o dinheiro do garimpo ele viajou por vários países do mundo e adquiriu bens. Mas por volta da década de 1970, ele perdeu todo o seu patrimônio e também a sua esposa, vítima do alcoolismo. Naquele momento, Calixto fez uma promessa: se recuperasse seu patrimônio colocaria o nome de Deus em todos os seus empreendimentos e jamais passaria fome, como passou na infância.
Já se vê que a relação religiosa nada convencional do Seu Calixto não é gratuita. Essa maneira publicitária de louvar a Deus é uma forma de celebrar os momentos difíceis que ele já viveu e não de converter fiéis à doutrina cristã.
Após perder tudo, Calixto continuou no garimpo. Descobriu um diamante valioso que lhe trouxe parte dos seus bens de volta. A Pousada de Deus foi um dos novos empreendimentos. A administração e manutenção do estabelecimento são feitas por Seu Calixto com a ajuda de uma funcionária.
As refeições servidas na Pousada são preparadas pelo próprio Calixto. À noite, em frente à Pousada, ele sempre distribui sopa para todos que lá chegarem. Ele alega que essa caridade é uma forma de compensar os erros já cometidos na sua vida e de agradecimento por ter sobrevivido à fome na infância.
Seu Calixto é querido por todos no lugar, especialmente pelos hóspedes da sua pousada – a maioria deles são caminhoneiros. É impossível não ficar contagiado pela sua sensibilidade, bom humor e pelo apurado senso de negociante. Ele está sempre de branco, talvez para compensar a sujeirada que é o mundo do dinheiro.
Caso passe por Florânia, independente da sua crença, faça uma visita à Pousada Casa de Deus e prosei com o Seu Calixto. Talvez sua fé continue a mesma, mas certamente você aprenderá alguns truques de como lidar melhor com o mundo dos negócios.

Nenhum comentário: